Miguel Ângelo/CNI/Divulgação
Miguel Ângelo/CNI/Divulgação

Após polêmica em dados de desmatamento, ministério divulga nome de novo diretor do Inpe

Pontes confirmou que o substituto de Ricardo Galvão deve permanecer no cargo até que seja estabelecido o comitê de busca com três nomes, de onde deve sair o diretor oficial

Julia Lindner, O Estado de S.Paulo

05 de agosto de 2019 | 19h12

BRASÍLIA - O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou que o coronel da reserva da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião foi escolhido para assumir interinamente a diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O militar substitui o ex-diretor Ricardo Galvão, demitido na sexta-feira.

"Ele é uma pessoa de confiança, logicamente. E uma pessoa com uma capacidade de gestão já demonstrada pelos cargos que exerceu e, portanto, será um ótimo diretor interino para dar continuidade nesse trabalho", afirmou Marcos Pontes em vídeo divulgado nas redes sociais.

Pontes confirmou que o substituto de Galvão deve permanecer no cargo até que seja estabelecido o comitê de busca com três nomes, de onde deve sair o diretor oficial. Ainda não há uma data para que isso ocorra.

O regimento interno do Inpe, aprovado pela Portaria n° 897, de 3 de dezembro de 2008, prevê que a escolha do diretor deve ocorrer por meio de uma lista tríplice elaborada por um comitê.

Darcton Policarpo Damião é formado em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea (AFA), tem MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Inpe e doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UnB).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.