Fundação Parque Zoológico de São Paulo
Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Zoológico faz votação para escolha de nome de filhotes de leão

Duas leoazinhas nasceram no zoo de São Paulo no dia 18 de maio; veja as opções e escolha sua favorita

O Estado de S.Paulo

19 Setembro 2018 | 07h00

SÃO PAULO - O zoológico de São Paulo abriu nesta quarta-feira, 19, uma enquete em seu site para definir o nome dos novos filhotes de leão que nasceram no local no dia 18 de maio (clique aqui para votar). As duas pequenas leoazinhas - da espécie Panthera leo - são a primeira prole do jovem casal Iduma e Erindi.

A equipe do setor de mamíferos do zoo sugeriu três opções de nome para cada filhote: 1) Naila (que significa a que tem sucesso) e Núbia (dourada); 2) Aisha (vitalícia) e Amira (princesa); 3) Kênia (pequena rainha) e Zaila (feminina).

A divulgação do resultado ocorrerá em 2 de outubro, semana com importantes datas comemorativas relacionadas à fauna: Dia Mundial dos Animais, Dia da Natureza e Dia de São Francisco de Assis, o Padroeiro da Ecologia, todos eles celebrados em 4 de outubro.

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo afirmou que o leão macho Iduma nasceu no dia 15 de março de 2015 na África do Sul e foi trazido para o Brasil em março do ano passado para iniciar uma nova família ao lado da leoa Erindi, nascida na Holanda em 11 de novembro de 2014 e no País desde outubro de 2016.

Leões

Ao contrário da maioria dos felinos, os leões têm hábitos sociais, vivendo em grupos formados por vários indivíduos, entre fêmeas, filhotes e machos. Entre os machos, apenas um detém a liderança do bando, os demais geralmente são juvenis e submissos a ele. Os grupos apresentam uma hierarquia social bem estabelecida: quem efetivamente caça são as fêmeas, que também cuidam dos filhotes, enquanto o macho patrulha o território e defende o grupo. 

Ativo principalmente à noite, habita savanas, matas, planícies e regiões semidesérticas do continente africano, alimentando-se de animais de pequeno a grande porte. Um leão pode consumir até 40 kg de carne em uma refeição, passando vários dias sem se alimentar depois disso, apenas descansando e digerindo o alimento. 

A gestação das leoas é de aproximadamente 110 dias, nascendo de um a sete filhotes, com média de dois em populações ex situ, pesando em torno de um quilo. 

Os filhotes já nascem com pelos, porém com os olhos fechados. Eles abrem até o sexto dia de vida. O desmame ocorre por volta dos oito meses. Com cerca de 45 dias, os filhotes começam a se interessar por carne, lambendo a dieta dos pais. Por volta dos três meses, é introduzido itens cárneos para consumo dos filhotes. 

Um leão pode medir até 2,5 metros e pesar até 260 kg. Vive em média 20 anos quando mantido sob cuidados humanos. As principais ameaças à espécie são a perda de habitat, a caça e os conflitos com os homens. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.