17 de dezembro de 2009 | 16h57
A União Europeia (UE) convocou para esta quinta-feira, 17, uma reunião entre os participantes mais importantes da Cúpula da ONU sobre Mudança Climática, em Copenhague, para tentar conseguir um consenso global que leve a um acordo.
Veja também:
ONU sugere corte de 30% nas emissões de países ricos
China refuta monitoração externa de metas de redução de CO2
Lula pede 'ambição' no corte de emissões em discurso na COP
Blog da COP: o dia a dia na cúpula
Glossário sobre o aquecimento global
Entenda as negociações do novo acordo
Rumo à economia de baixo carbono
Fontes da UE disseram que o objetivo é discutir um pacote que permita acercar posturas entre as duas vias de negociação existentes - o Protocolo de Kioto e a convenção das Nações Unidas para a mudança climática.
A reunião foi convocada pelo primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, cujo país preside este semestre a UE, e pelo presidente da Comissão Europeia (órgão executivo do bloco), José Manuel Durão Barroso, em coordenação com a Presidência da cúpula, exercida pela Dinamarca. Os dinamarqueses decidirão os participantes da reunião, como assinalaram as fontes.
A iniciativa pretende, a um dia do fim da cúpula, conseguir um resultado "ambicioso", já que por enquanto não se vislumbra um acordo para reduzir os gases causadores do efeito estufa e limitar o aquecimento global.
Encontrou algum erro? Entre em contato