Terra registrou mudança climática após última era glacial

Planeta apresentou uma variação média da temperatura de quase oito graus centígrados nesse período

Efe

21 Setembro 2009 | 17h10

Há entre 19 mil e 13 mil anos o planeta Terra já havia vivido uma fase de mudança climática, sem "autênticos" verões e com uma variação média da temperatura de quase oito graus centígrados, segundo uma equipe de cientistas austríacos.

 

Os especialistas do Instituto de Limnologia da Academia das Ciências da Áustria (ÖAW) chegaram a essa conclusão após examinar restos de algas e pólen nos sedimentos de um lago do estado austríaco da Caríntia, informa hoje a agência APA.

 

Em suas análises, constataram que a Terra sofreu várias vezes grandes mudanças de temperatura. Após o fim da última era glacial, há cerca de 20 milênios, aconteceu o primeiro aquecimento do planeta.

 

Cerca de 3 mil anos depois, uma drástica queda das temperaturas deu início a um novo período que durou quase 25 séculos, até que, há cerca de 14,5 mil anos, começaram a subir novamente. "A temperatura média da água no verão era extremamente variável nessa época, e oscilava entre dez graus centígrados nos períodos frios e 18 graus nas fases quentes", segundo o estudo. A temperatura do lago Längsee estava hoje em torno de 21 graus.

Mais conteúdo sobre:
mudança climática

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.