Tempestade tropical Ida se forma no Caribe e ameaça a Nicarágua

A tempestade tropical Ida se formou nesta quarta-feira no litoral leste da Nicarágua, no Mar do Caribe, e poderá provocar perigosos deslizamentos de terra e inundações, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

REUTERS

04 Novembro 2009 | 22h30

A tempestade deverá atingir a costa nicaraguense durante a noite desta quarta-feira e poderá provocar chuvas torrenciais no leste do país da América Central, afirmou o Centro com sede em Miami.

O fenômeno Ida registrava ventos máximos de 95 quilômetros por hora e poderá provocar até 64 centímetros de chuva na Nicarágua e em Honduras, informou o Centro, acrescentando que a tempestade poderia ganhar mais força antes de tocar a terra.

"Essas chuvas poderiam produzir inundações repentinas e deslizamentos potencialmente mortais", disse o Centro em um comunicado.

Nuvens negras se formaram sobre a capital da Nicarágua, Manágua, antes da chegada da tempestade Ida, que não deve ameaçar os pés de café, disse o diretor técnico do conselho de café da Costa Rica, Luis Osorio.

Os alertas de tempestade tropical estão vigentes para o leste da Nicarágua e algumas ilhas próximas que pertencem à Colômbia.

(Reportagem de Iván Castro)

Mais conteúdo sobre:
CLIMAIDANICARAGUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.