
05 de fevereiro de 2010 | 20h08
Há previsão de 50 a 76 centímetros de neve e visibilidade baixa entre a Virginia e o sul de Nova Jersey, o que levou órgãos públicos na região de Washington a fecharem quatro horas antes do normal.
O presidente Barack Obama, que em outras ocasiões fez graça com a reação em Washington a pequenas quantidades de neve, desta vez está levando a tempestade a sério. "Acho que até um havaiano transplantado para Chicago (cidade muito fria) tem suficiente respeito por uma previsão de quase dois pés (61 centímetros) de neve", disse Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca.
"E, sendo do Alabama, tenho a satisfação de lhes informar que irei sair da estrada para assistir todos vocês tentando dirigir", brincou Gibbs com os jornalistas.
Os museus Smithsonian e o Zoo Nacional ficarão fechados no sábado na capital.
A notícia da tempestade fez escolas fecharem e causou longas filas em supermercados, já que muita gente quis se abastecer para um fim de semana em que as atenções estão voltadas para o Super Bowl, partida mais importante de futebol americano, no domingo.
Virginia, Maryland e o Distrito de Columbia (Washington) declararam estado de emergência por causa da neve. Isso permite que os governos estaduais ativem agências de emergência, como a Guarda Nacional.
A enorme tempestade deve cobrir de branco as cidades de Baltimore, Washington e Filadélfia, além de levar fortes chuvas às Carolinas e a Geórgia.
O frio levou o gás natural para entrega imediata à sua maior cotação do inverno, 11,50 dólares por milhão de BTUs (unidade-padrão de medida) - alta de 4 dólares em relação à véspera.
O gás para entrega imediata em Chicago subiu 10 centavos de dólar e foi cotado a 5,70. O combustível de calefação não sofreu alteração.
Há previsão de frio excepcional para depois da tempestade, na semana que vem, no Nordeste dos EUA, maior mercado mundial do combustível de calefação, e no Meio-Oeste, onde há grande demanda por gás natural.
(Reportagem adicional de Tabassum Zakaria e Donna Smith em Washington; Ed McAllister e Eileen Moustakis em Nova York)
Encontrou algum erro? Entre em contato