Sessão climática extra da ONU é marcada para abril em Bangcoc

Negociadores climáticos de quase 200 países farão uma sessão extra em Bangcoc em abril para tentar desbloquear os trabalhos sobre um pacto sucessor ao Protocolo de Kyoto, visando desacelerar o aquecimento global.

REUTERS

28 Janeiro 2011 | 14h06

Os negociadores dizem que 2011 provavelmente marcará uma redução no número total de reuniões da ONU sobre o clima, depois de uma série de encontros desde 2007 não ter resultado na assinatura de um tratado.

"A sessão acontecerá em Bangcoc entre 3 e 8 de abril". disse um representante que participou de uma videoconferência esta semana. O encontro em Bangcoc reunirá negociadores governamentais de alto escalão.

A reunião soma-se à programação já existente, que prevê uma sessão em junho em Bonn, Alemanha, e conversações anuais entre ministros do Meio Ambiente em Durban, África do Sul, no final de 2011. É provável que seja acrescentada outra sessão entre Bonn e Durban.

No México, no mês passado, ministros acordaram passos que incluem um pacto para a criação de um novo fundo para canalizar ajuda a países em desenvolvimento, além da meta de limitar qualquer alta na temperatura para menos de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Os representantes dizem que os encontros de 2011 procurarão completar os detalhes de muitos desses planos, entre eles cortes nos gases estufa que visam ajudar a evitar mais enchentes, ondas de calor, estiagens e alta nos níveis do mar previstos pelo painel de especialistas climáticos da ONU>

A maior questão não resolvida é encontrar um sucessor do Protocolo de Kyoto, que obriga quase 40 países desenvolvidos a reduzir suas emissões de gases estufa em pelo menos 5,2 por cento abaixo dos níveis de 1990 até 2020 durante o período de 2008 e 2012.

Mais conteúdo sobre:
CLIMA REUNIAO BANGCOC*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.