
17 de dezembro de 2009 | 18h36
Alguns líderes mundiais enviaram seus ministros de Relações Exteriores, de Meio Ambiente ou de Petróleo em seu lugar.
Aqui vai uma lista das omissões visíveis:
MAIORES PRODUTORES DE PETRÓLEO
Os combustíveis fósseis estão entre os maiores responsáveis pelo aquecimento global, segundo cientistas. Essas nove nações correspondem a 44 por cento das reservas de petróleo do mundo:
* Angola
* Azerbaijão
* Iraque
* Cazaquistão
* Líbia
* Omã
* Catar (o maior emissor do mundo per capita)
* Arábia Saudita (o maior exportador de petróleo do mundo)
* Emirados Árabes Unidos
NAÇÕES INSULARES
O derretimento dos icebergs provoca o aumento dos níveis do mar, e Estados insulares serão os maiores atingidos. Embora a maior parte desses Estados esteja representada pela Aliança de Pequenos Estados Insulares (AOSIS, na sigla em inglês), aqui estão alguns dos líderes que não foram a Copenhague:
* Antígua & Barbuda
* Barbados
* Cabo Verde
* Cuba
* Fiji
* Jamaica
* Ilhas Salomão
* Tonga
AMÉRICA LATINA
A contribuição da América Latina para as emissões globais cresceu nos últimos anos devido ao aumento do desmatamento. Segundo o Banco Mundial, a América Latina abriga as maiores florestas tropicais absorventes de carbono do mundo.
* Argentina
* Chile
* Costa Rica (prometeu ser neutra em carbono até 2021)
* Equador
* El Salvador
* Honduras
* Nicarágua
* Paraguai
* Peru
* Uruguai
OUTRAS AUSÊNCIAS NOTÁVEIS
* Suíça - O país montanhoso é um dos mais ricos do mundo per capita, mas o derretimento das geleiras ameaça sua indústria do turismo e aumenta o risco de deslizamentos de terra. Enviou o ministro dos Transportes e de Energia, Mortitz Leuenberger, a Copenhague.
* Ucrânia - Um dos 20 maiores poluidores do mundo, a Ucrânia tem bilhões de direitos de emissões do Protocolo de Kyoto que poderiam perder o valor nas conversas. Mandou seu vice-premiê.
* Itália - Um ataque no domingo deixou o premiê Silvio Berlusconi com um nariz e dentes quebrados. Seu ministro do Meio Ambiente está na conferência em seu lugar.
(Reportagem de Michael Szabo)
Encontrou algum erro? Entre em contato