Pressão pesqueira reduz vida nos oceanos a nível 'insustentável'

Análise é de cientistas que participarão de conferência em Vancouver sobre mudanças nos ecossistemas

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

A abundância e tamanho dos animais marítimos se reduziram de forma alarmante nos últimos séculos devido à atividade humana, chegando a um nível "insustentável", segundo um grupo de cientistas marítimos que fará parte de uma conferência internacional em Vancouver, no Canadá.

 

PUBLICIDADE

A conferência "Past II" analisará do dia 26 ao 28 de maio as pautas de mudança nos ecossistemas marítimos, as razões econômicas e sociais, assim como as consequências das alterações, exemplos históricos de recuperação de ecossistemas e o desenvolvimento de estudos de história do ambiente.

 

O "Past II" é organizado pelo programa de História das Povoações Animais Marinhas do Censo da Vida Marinha que em outubro de 2010 apresentará o primeiro compêndio de todas as formas de vida que existiram e existem nos oceanos.

 

Poul Holm, professor do Trinity College de Dublin e diretor do programa de História das Povoações Animais Marinhas, em declarações à Efe lançou o alarme antes do início da conferência.

 

"Claramente alcançamos o máximo do que os oceanos são capazes de produzir. Precisamos sair dessa situação extrema porque o que estamos fazendo é que para manter essas capturas estamos pescando rumo abaixo na cadeia alimentícia, estamos capturando peixes cada vez menores", uma situação que considerou "insustentável."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.