
01 de julho de 2010 | 19h06
As emissões industriais de dióxido de carbono, principal gás causador da mudança climática, mantiveram-se estáveis em 2009, quando a recessão global reduziu o ritmo da produção nos países industrializados, enquanto que o crescimento de Índia e China compensaram a queda.
A Agência de Avaliação Ambiental da Holanda disse que 2009 foi o primeiro ano, desde 1992, a registrar crescimento zero nas emissões de carbono causadas pela queima de combustíveis fósseis, produção de cimento e indústria química.
O relatório não leva em consideração, no entanto, as emissões causadas por desflorestamento, incêndios florestais e decomposição de biomassa, que podem representar até 20% das emissões globais.
A agência, mantida pelo governo holandês, foi a primeira a anunciar que a China havia superado os EUA como maior poluidor do mundo, em 2006.
As emissões do ano passado encolheram em 7% nas principais nações industrializadas, mas aumentaram 9% na China e 6% na Índia. A China mais que dobrou suas emissões desde 2000. Já as emissões indianas aumentaram 50% no mesmo período.
Encontrou algum erro? Entre em contato