09 de agosto de 2010 | 20h33
Manchas de um óleo pesado, semelhante a piche, foram encontradas anteontem e ontem em praias de Arraial do Cabo e Cabo Frio (RJ). Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das prefeituras locais, da Marinha e da Petrobrás estiveram nas praias para analisar os efeitos da poluição e coletar amostras para tentar identificar o tipo de óleo e sua origem.
Uma das hipóteses é a de que o óleo seja proveniente da limpeza mal executada de tanques de navios.
Pela forma altamente esparsa como as pelotas de óleo estão espalhadas, em sua maioria na areia das praias, o Inea concluiu que não havia necessidade de operações de contenção.
A Marinha informou que estão sendo feitos o monitoramente do tráfego marítimo dos navios que tiveram como destino o porto do Rio de Janeiro nos últimos quatro dias e um mapeamento das embarcações que estão nas adjacências, com o objetivo de coletar amostras. O objetivo é fazer uma comparação das amostras coletadas nas embarcações com o material encontrado na areia, na tentativa de identificar responsáveis.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.