Obama muda de planos e reforça participação na COP15

Animado com chances de acordo 'significativo', americano adia ida a Copenhague para participar da fase decisiva da conferência

Associated Press e Reuters

04 Dezembro 2009 | 20h13

O presidente americano Barack Obama mudou abruptamente de planos nesta sexta-feira e alterou o calendário de sua participação na Conferência do Clima (COP15) em Copenhague. Obama iria à capital dinamarquesa no dia 9, mas adiou a visita para o dia 18, quando a COP15 estará no seu estágio decisivo.

 

Índia reduzirá suas emissões de carbono em até 25%

A Casa Branca revelou que a mudança de planos ocorreu em virtude dos anúncios recentes de China e Índia, que anunciaram metas de redução das emissões de carbono. No entender do governo americano, isso abre caminho para um acordo político mais abrangente em Copenhague. O governo americano também atribuiu a alteração a contatos de Obama com outros chefes de Estado.

“Depois de meses de atividade diplomática, há progresso no sentido de um acordo significativo em Copenhague, no qual todos os países se comprometam a agir contra a ameaça global da mudança climática”, disse a Casa Branca num texto oficial.  “Baseado em conversas com outros líderes e no progresso já feito para dar impulso às negociações, o presidente acredita que a liderança dos Estados Unidos pode ser mais efetiva se sua participação ocorrer no fim da conferência de Copenhague.”

 
Mais conteúdo sobre:
planeta cop15 obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.