04 de dezembro de 2009 | 17h05
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que vai participar da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhague, na próxima segunda-feira, pode também assistir ao encerramento da reunião, de acordo com a Casa Branca.
Em declarações a jornalistas estrangeiros, o conselheiro de Segurança da Casa Branca, James Jones, disse que "há conversas" para determinar se Obama viaja de novo a Copenhague para o encerramento da reunião, entre 17 e 18 de dezembro, mas, por enquanto, nenhuma decisão foi tomada.
Obama foi alvo de críticas desde que anunciou que pretendia assistir apenas à abertura da reunião de Copenhague, e não ao encerramento, quando sua presença pode ser fundamental para a assinatura de um acordo.
Veja também:
Há sinais animadores de verba em cúpula do clima, afirma ONU
Al Gore diz que corte de emissões previsto por Obama é pouco
Mais de 100 chefes de Estado estarão reunidos em Copenhague
O mundo mais quente: mudanças geográficas devido ao aquecimento
Entenda as negociações do novo acordo
Mais de 100 chefes de Estado e de Governo confirmaram presença na cúpula. O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, convidou 191 líderes para os dois últimos dias do evento, que procura adotar um acordo que substitua o protocolo de Kioto, que vence em 2012.
A proposta dos EUA para a cúpula prevê um redução em suas emissões em 17% em 2020, em comparação com os níveis de 2005. O esforço será progressivo. Em 2025 será reduzido em 30%, em 2030, de 42% e, em 2050, de 83%.
Encontrou algum erro? Entre em contato