Nuvem de cinzas fecha aeroportos da Espanha e Portugal

Aeroportos estão fechados ou serão fechados no norte da Espanha e Portugal e possivelmente em partes do sul da França neste sábado por causa da nuvem de cinzas de um vulcão na Islândia que está sendo soprada para o sul.

REUTERS

08 Maio 2010 | 10h02

A autoridade espanhola de aeroportos AENA informou que 15 aeroportos no norte do país estarão fechados entre às 7h e às 13h (horário de Brasília) por causa das altas concentrações de cinzas.

A agência europeia de tráfego aéreo Eurocontrol informou que aeroportos no norte de Portugal e em partes do sul da França também serão fechados.

"Erupções de cinzas estão ocorrendo e a área de contaminação potencial de cinzas está se expandindo em particular até uma altura de 20.000 pés", afirmou a Eurocontrol.

Entretanto, a autoridade de aviação francesa afirmou que aeroportos no sul da França continuarão abertos. "Logicamente, seremos poupados até segunda-feira, segundo a atual previsão do tempo", afirmou um porta-voz.

Ele informou que a autoridade francesa divulgará uma atualização sobre as condições do tempo às 13h (horário de Brasília).

Mais conteúdo sobre:
CLIMACINZASESPANHAPORTUGAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.