Iran Normande/ICMBio
Iran Normande/ICMBio

Nasce filhote de peixe-boi em Alagoas; Brasil tem apenas 500 animais da espécie

'Bebê' foi fotografado por servidores do ICMBio; peixe-boi é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção do País

O Estado de S. Paulo

16 Agosto 2017 | 19h18

Um filhote de peixe-boi - espécie ameaçada de extinção - nasceu na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Alagoas. O "bebê", com poucos dias de vida, foi fotografado nas águas da região por servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira, 16, pelo órgão. 

A notícia anima entidades e ativistas ligados ao meio ambiente já que o peixe-boi (Trichechus manatus manatus) é o mamífero marinho mais ameaçado de extinção do País. Segundo o ICMBio, a estimativa populacional para a espécie é de apenas 500 indivíduos ao longo da costa brasileira. 

O animal, cujo sexo não foi identificado, nasceu na região de Porto de Pedras e é o primeiro filhote de Luna, uma fêmea de peixe-boi reintroduzida pelo ICMBio em 2008.

O programa de conservação de peixe-boi no Brasil do ICMBio começou em 1994. Até agora, 44 animais resgatados pelas instituições da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordestes (Remane) e reabilitados pelo ICMBio foram devolvidos à natureza.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.