23 de agosto de 2019 | 13h26
As queimadas recordes na região amazônica movimentaram também o setor cultural. Nas redes sociais, artistas estrangeiros e brasileiros de todas as áreas se manifestaram sobre os incêndios que avançam pelo País. Entre aqueles que comentaram a tragédia, estão o diretor de Avatar, James Cameron, a cantora Madonna e o ator Fábio Assunção.
Confira:
James Cameron, diretor: "O mundo assiste em estado de terror enquanto a Amazônia queima — muitas das queimadas foram iniciadas para limpar terreno para gado e alimentá-lo. Agora você vê por onde tenho ido com essa coisa de comida plant-based e clima".
Camila Cabello, cantora: "Isso é de partir o coração e assustador. Me faz querer chorar de frustração. O que estamos fazendo? Estamos literalmente destruindo a nossa casa milagrosa. Sinto muito, Terra"
Jayden Smith, cantor: "A Floresta Amazônica está em chamas, é terrível. É uma das grandes fossas de carbono do mundo. Espalhe a informação".
Leandra Leal, atriz: "#TBT #Amazônia para lembrar que temos a responsabilidade de lutar pela preservação desse lugar. Setembro de 2018, bastidores de #Aruanas"
Madonna, cantora: "Os incêndios estão furiosos e a Amazônia continua a arder ......... Isso é uma devastação para o Brasil - para os povos indígenas que vivem lá e para as espécies de plantas e animais que fazem dela a floresta biológica mais importante. !!! Presidente Bolsonaro por favor mude suas políticas e ajude não só o seu país, mas todo o planeta. Nenhum desenvolvimento econômico é mais importante do que proteger esta terra. Pecisamos acordar !! O futuro da floresta tropical afeta o futuro do mundo!"
Shakira, cantora: "Meu amado Brasil! Tomem voz e parem o desmatamento da Amazônia, que é 20% do ar que respiramos. O lar de nosso povo e nossa fauna devem ser protegidos. A Amazônia é de vocês, é de todos!"
Gal Costa, cantora: compartilhou um vídeo sobre o tema.
Joelma, cantora: "A nossa Amazônia está pedindo socorro e nós não podemos ignorar esse pedido! Nossa natureza está em chamas Vamos orar pelo nosso Brasil!"
Fernando e Sorocaba, dupla sertaneja: "Sonhei que recebia um chamado da floresta. Era mais que um chamado, era um pedido. No sonho a floresta pedia pra gente entender os sinais da natureza Respeitar a terra, o rio, o mar e o ar Tudo o que faz a gente respirar. Senão, nem mesmo é possível cantar"
Cara Delevigne, modelo: compartilhou uma imagem.
Ellie Goulding, cantora: "Algumas coisas não é possível não ver. Houve comoção mundial quando a Notre Dame pegou fogo."
Maná, banda: "Deveríamos nos unir, todos os cidadãos do planeta, aos brasileiros para exigir do governo brasileiro cuidado e respeito à selva amazônica."
Chenoa, cantora: compartilhou uma imagem.
Chinmayi, cantora: compartilhou uma imagem.
Kathy Griffin, atriz e comediante: "Por favor, retuítem, acrescentem links de organizações legítimas e ajudem. Pelo menos ajude a chamar atenção em todas suas redes sociais. A Amazônia fornece 20% do oxigênio do mundo. PS: Ei, republicanos, o "mundo" inclui o USA!"
Fernanda Lima, apresentadora: "Barbárie ambiental. Ate quando? #AMAZÔNIA#TODOSPELAAMAZONIA
Imagens representativas de dor e caos para expressar a indignação".
Fábio Assunção, ator: "Você já pensou em ir lá nas regiões amazônicas? Já sentiu a vida que existe por lá? Já pensou o que é o ciclo das águas e a importância que isso tem para as nossas vidas? Já teve contato com povos indígenas? O argumento utilizado pelo governo, que anuncia e autoriza culturalmente o que está acontecendo, seja pela perseguição dos índios, seja com a queimada geral da floresta, é que “a Amazonia é nossa”. Para essa “tomada de posse”, passar fogo é lei. Os povos indígenas passam a ser “estrangeiros”. Para o mundo, grita-se que somos os donos da bola. Para provar isso, furamos a bola, como um menino mimado. Que nível de maturidade, enquanto humanidade, a nação brasileira tem diante de suas riquezas? Destruir para dizer que tem? Não é o paradoxo em si? Ter o quê? Pasto? A nuvem negra que cobriu São Paulo, que todos satélites do Brasil e do Mundo viram, cobriu o sol, mas REVELOU algo inegável: o Brasil está se tratando mal, muito mal, e não há nada, nenhum esforço de esconder dados científicos, nenhuma outra cortina de fumaça que supere esta verdade. Triste nação"
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.