
06 Dezembro 2009 | 12h28
A pesquisa Nielsen/Universidade de Oxford mostrou que 37 por cento de mais de 27 mil usuários de Internet em 54 países disseram estar "muito preocupados" com a mudança climática, menos que os 41 por cento de uma pesquisa similar de dois anos atrás.
"A preocupação global com o clima esfriou", disse a Nielsen sobre a pesquisa realizada em outubro, que ligou a redução das preocupações com o clima à crise econômica mundial.
Nos Estados Unidos, o segundo maior emissor de poluentes após a China e a única nação industrializada fora do Protocolo de Kyoto das Nações Unidas (ONU), o número dos muito preocupados caiu de 34 para 25 por cento.
O presidente dos EUA, Barack Obama, quer que o país corte as emissões de gases de efeito estufa e planeja se unir aos mais líderes mundiais ao final do encontro entre os dias 7 e 18 em Copenhague para tentar alcançar um novo acordo climático na ONU.
A China, principal emissora de gases de efeito estufa, está entres as poucas nações pesquisadas em que o número de pessoas muito preocupadas cresceu, de 30 para 36 por cento.
A pesquisa indicou que os níveis mais altos de preocupação estão na América Latina e em países da Ásia e do Pacífico, liderados pelas Filipinas com 78 por cento, país atingido pelo tufão Ketsana em setembro. A pesquisa não cobriu a maior parte da África.
Os menos preocupados com o aquecimento global estão sobretudo no leste europeu. A Estônia ficou em último, com 10 por cento de muito preocupados.
O diretor de negócios para a Europa da empresa Nielsen, Jonathan Banks, disse que a preocupação pode aumentar agora com o foco na cúpula de Copenhague.
"Os temores econômicos tiraram a questão climática do topo da agenda temporariamente, mas à medida que a recessão cede, imaginamos que a reunião de Copenhague conduza esse assunto importante para a linha de frente novamente", disse.
Mundialmente, a poluição da água e do ar, seguida pela mudança climática, foram as maiores preocupações da população mundial, mostrou a pesquisa.
Encontrou algum erro? Entre em contato