Ministros de 40 países realizam reunião antes da cúpula da ONU

EUA, China, Índia e países africanos discutirão os temas principais da conferência visando pré-acordos

Efe,

16 Novembro 2009 | 13h35

Os ministros de Clima e do Meio Ambiente de 40 países darão início nesta segunda-feira, 16, em Copenhague, a uma reunião de dois dias, o último encontro oficial previsto antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 15, que será realizada em dezembro na capital dinamarquesa. Na reunião, batizada de "pré-COP", serão abordados os principais temas incluídos na agenda da conferência da ONU, informou o Ministério do Clima dinamarquês, cuja titular, Connie Hedegaard, atuará como anfitriã do encontro.

 

Veja também:

linkPaíses devem ir Copenhague com 'definições claras', diz ONU

linkLula confirma presença na cúpula da ONU sobre clima

linkPaíses ricos descartam acordo definitivo em reunião de Copenhague

linkLula e Sarkozy querem propostas mais ousadas de EUA e China 

 

A lista de participantes inclui "países centrais" no processo negociador, como Estados Unidos, China e Índia, mas também países africanos e Ilhas-estado afetadas por um hipotético aumento do nível do mar, causado pelas mudanças climáticas.

 

"A pré-COP é o lugar onde realmente temos que ir ao centro das discussões, incluindo os assuntos problemáticos. Não temos mais tempo disponível", afirmou Hedegaard.

 

A ministra dinamarquesa ressaltou que o fato de uma representação política de alto nível estar reunida em Copenhague reflete que existe uma "vontade real" de trabalhar para se chegar a um acordo sobre o clima na cúpula de dezembro.

 

O acordo deve determinar uma meta global de corte de emissões de dióxido de carbono, que entrará em vigor depois da expiração do protocolo de Kioto, em 2012.

 

A reunião será realizada a portas fechadas, mas a previsão é de que Hedegaard e Yvo de Boer, secretário-executivo da convenção da ONU sobre o clima, realizem uma entrevista coletiva amanhã após o encerramento do encontro.

Mais conteúdo sobre:
Copenhague ONU cúpula clima

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.