Andre Dusek/AE
Andre Dusek/AE

Ministério e Ibama classificam carros por emissão de poluentes

Consumidor poderá consultar pela internet a 'Nota Verde' e o indicador de CO2, além de comparar modelos

Agência Brasil ,

15 Setembro 2009 | 16h09

O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lançam nesta terça-feira, 15, dois novos instrumentos para informar, pela internet, a emissão de gás carbônico e outros poluentes pelos carros de passeio: a Nota Verde e o indicador de CO2.

 

A Nota Verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio. Já com o indicador de CO2, o consumidor obterá informações sobre a emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro.

 

Já o indicador de CO2 dará ao consumidor informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. A escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. O carro que emitir menos CO2 receberá nota 10.

 

Até o momento, os dados disponíveis referem-se a modelos produzidos em 2008 e podem ser acessados pelos sites do ministério (mma.gov.br) ou do instituto (ibama.gov.br).

 

Para fazer a consulta, basta informar o ano, a marca e o modelo do veículo e automaticamente serão fornecidas a Nota Verde, a emissão de CO2 e os dados de teste do carro. Os sites permitirão ainda a comparação simultânea de até três marcas/modelos de carros.

Mais conteúdo sobre:
aquecimento global meio ambiente Ibama

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.