Mercado europeu de carbono deve reabrir nesta sexta-feira

O mercado foi suspenso depois que permissões para emissão desapareceram do sistema de contabilidade na Grécia, Áustria e República Checa

Reuters

03 de fevereiro de 2011 | 17h49

A Comissão Europeia, que suspendeu as transações no mercado local de carbono há duas semanas por conta de um roubo de permissões para emissão, afirmou que vai reabrir os registros nacionais de emissões em cinco paíeses nesta sexta, depois de ter recebido um "ok" dos responsáveis dizendo que os sistemas eram seguros.

Alemanha, França, Holanda, Slovakia e Bretanha vão retomar as operações normalmente na sexta a partir das 7h (GMT), afirmou a executiva da UE.

A Comissão Europeia suspendeu as transações locais no mercado depois que permissões para emissão desapareceram do sistema eletrônico de contabilidade nacional (chamado de registro) na Grécia, Áustria e República Checa. Os sistemas de registros nacionais foram congelados no dia 19 de janeiro, e assim ficariam até que pudessem atender aos requisitos mínimos de segurança.

A suspensão das operações também paralisou transações norte-americanas no mercado europeu. Mas os mercados futuros, onde ocorre a maior parte do comércio dos EUA, não foram afetados.

O mercado de emissões, no qual as companhias com excedentes de permissão para emitir gases de efeito estufa podem vendê-los para empresas que precisam, é a principal arma da UE contra as mudanças climáticas.

A executiva da UE espera receber mais relatórios de segurança das autoridades responsáveis pelos registros nacionais nos próximos dias, e a comissão vai dar um aviso prévio de 24 horas conforme os registros forem voltando ao mercado online.

"O Reino Unido vai continuar a pressionar a UE para garantir que a segurança dos registros na Europa esteja acima dos patamares atuais. Isso é vital para assegurar a continuidade da confiança neste mercado, que é tão novo", disse Greg Barker, Ministro de Mudança Climática do Reino Unido.

A ICE Futures Europe, maior operadora de emissões da UE, deve retomar as transações no mercado na segunda-feira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.