
24 de fevereiro de 2010 | 11h33
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que a comunidade internacional deve ser "mais ambiciosa" na negociação de acordos para combater o crescente problema da mudança climática.
Veja também:
Hu diz que China está engajada no combate ao aquecimento
EUA anunciam reunião de grandes economias sobre o clima
ONU fará reuniões adicionais sobre clima em abril na Alemanha
Glossário sobre o aquecimento global
Rumo à economia do baixo carbono
Ban leu um comunicado durante a abertura do Fórum Ministerial Global sobre Meio Ambiente, encontro internacional que acontece esta semana na ilha indonésia de Bali e dá prosseguimento às discussões da Conferência de Copenhague.
Para o secretário-geral, os Governos dos países industrializados e das nações em desenvolvimento devem "aumentar suas ambições" e negociar um acordo vinculativo que sirva de instrumento para enfrentar o aquecimento global e suas consequências.
Como exemplo, Ban Ki-moon lembrou o Acordo de Montreal, que serviu para que cada país adotasse "responsabilidades diferenciadas". Com isso, a comunidade internacional resolveu, de forma conjunta, o problema do buraco da camada de ozônio.
"Um acordo similar pode ser adotado na luta contra a mudança climática", acrescentou. No entanto, Ban afirmou que o Acordo de Copenhague, assinado em dezembro, supôs um "significativo passo para frente" em várias áreas.
O encontro da Indonésia serve como transição entre a reunião de Copenhague e a próxima, prevista para o México, e tem a participação de delegados de mais de 130 países.
Encontrou algum erro? Entre em contato