
15 de março de 2013 | 20h29
ARAÇATUBA - A Polícia Ambiental e o Centro de Zoonoses de Auriflama, no interior paulista, capturaram nesta sexta-feira um lobo-guará adulto que estava caído às margens de estrada vicinal que liga a cidade à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463). O animal estava deitado e ferido e foi levado para recuperação no Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira.
O veterinário Elson da Silva Ribeiro, do CCZ de Auriflama, recebeu o telefonema de um motorista que passou pelo local e viu o animal deitado do lado da pista. "Acionamos a Polícia Ambiental e fomos até lá para fazer a captura", contou Ribeiro. Segundo ele, embora o animal apresentasse uma lesão ocular, não havia sinais exteriores de ferimentos.
"Ele não conseguia se levantar e estava com os olhos abertos", lembrou o cabo Renato Alves da Silva, da Polícia Ambiental, que atendeu a ocorrência. Mesmo assim, o lobo deu trabalho. "Tive de sedá-lo para que pudesse colocar na viatura da polícia e enviá-lo ao hospital. Ele ameaçava morder e se contorcia todo para evitar contato", contou Ribeiro.
Para o veterinário, o lobo não foi vítima de atropelamento porque não apresentava ferimentos com sangue ou escoriações exteriores. "A lesão ocular era antiga. Não sou especialista em animal silvestre, mas trata-se de um lobo-guará adulto e de idade avançada; é bem provável que ele tenha sido vítima de um confronto com outro animal e pode até mesmo ter sido expulso de sua matilha por um líder mais jovem", disse. Segundo Ribeiro, é a primeira vez que vê um lobo-guará em 43 anos que mora na região.
"O lobo-guará foi levado para o Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira, que vai recuperá-lo", contou o cabo Renato. O animal passou por atendimento de médicos veterinários do hospital do centro fariam exames para verificar as gravidades das lesões.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.