
25 de maio de 2011 | 14h32
Veja também:
Entenda a polêmica sobre o novo Código Florestal
OPINIÃO: O Código e o desmatamento
VÍDEO: Entenda o novo Código Florestal
Veja lista dos deputados que aprovaram o Código Florestal
Veja lista dos deputados que aprovaram a emenda
Leia texto do Código Florestal na íntegra
"Eu vou entregar pessoalmente à presidente", afirmou o líder a jornalistas, sem dar detalhes de quando faria o pedido.
O texto do novo Código Florestal foi votado na madrugada desta quarta-feira na Câmara dos Deputados e segue para o Senado. Jucá teme que não haja tempo de concluir a votação da matéria na Casa antes de 11 de junho, prazo em que termina a "anistia" das sanções concedida pelo decreto.
Mesmo porque, se houver alterações ao texto no Senado, a matéria deve voltar à Câmara e só depois segue a sanção ou veto presidencial.
Por isso, solicitará a presidente que prolongue por 120 dias a suspensão dessas multas.
Editado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009, o decreto cria um programa de regularização ambiental - O Mais Ambiente - e condiciona o perdão das multas à adesão a esse programa.
O relator do projeto do novo Código Florestal na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), além da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sustentam que 90 por cento das propriedades rurais do país entrarão na ilegalidade caso o decreto não seja prorrogado.
Veja também:
Governo tentará mudar projeto no Senado
Ruralistas e ambientalistas lotam galerias para ver votação
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.