Hipopótamo filhote de 50 quilos é a nova atração do zoológico de Sorocaba

Bebê nasceu de parto normal nesta sexta-feira, 21, e passa bem

José Maria Tomazela, O Estado de S. Paulo

26 Março 2014 | 18h56

SOROCABA - Um filhote de hipopótamo pesando 50 quilos é a nova atração do zoológico municipal de Sorocaba. O bebê nasceu na última sexta-feira, 21, de parto normal, mas ainda não se sabe se é macho ou fêmea. O animalzinho nasceu perfeito, está saudável e mama bem, segundo a equipe de biólogos e veterinários que cuidou do parto. A nova cria do zoo, que é especializado na reprodução de animais, poderá ser vista pelo público a partir desta quinta-feira, 27.

Foto: Alexandre Lombardi/ AI Prefeitura Sorocaba

O hipopótamo bebê será exibido com a mãe, Yara, que está no zoo desde 1977. O pai, Yuri, que chegou um ano antes, foi separado da família após o nascimento para não interferir na interação entre a mãe e o filhote. Yuri ficará num local sem acesso do público. De acordo com o chefe da seção de biologia e veterinária do zoo, Rodrigo Teixeira, esse é um procedimento adotado para garantir o bem estar da cria.

O casal de hipopótamos divide o mesmo recinto no zoo há 37 anos. Ao longo desse período, Yuri e Yara tiveram outros 19 filhos que estão distribuídos em zoológicos de todo o País. Cada gestação dura de 227 a 240 dias e dá origem a um filhote por cria. Os adultos chegam a medir quatro metros e pesar até 3,5 toneladas. Em cativeiro, os hipopótamos vivem até 45 anos.

Mais conteúdo sobre:
zoológicohipopótamo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.