
01 de dezembro de 2009 | 08h04
ONG faz manifestação em Brasília (DF) às vésperas da cúpula da ONU sobre o clima em Copenhague
SÃO PAULO - Um banner de 9 mil metros quadrados e quase 1,5 tonelada foi estendido no começo da manhã desta terça-feira, 1, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por ativistas do Greenpeace. Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, os 34 ativistas deram um recado direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Você pode fazer mais pelo clima: desmatamento zero, energias renováveis e proteção dos oceanos". Este é o maior banner aberto nos 38 anos de história da organização no mundo, segundo a entidade.
Veja também:
Lula propõe verba de países ricos para proteção do clima
Dinamarca diz que ainda avalia proposta para cúpula
Saiba mais sobre pegada ambiental e emissões de CO2
Rumo à economia do baixo carbono
O mundo mais quente: mudanças geográficas devido ao aquecimento
Entenda as negociações do novo acordo
O banner é formado por 130 pedaços, colocados durante as ações de mobilização pelo clima realizadas no segundo semestre pelo Greenpeace. Mais de seis mil brasileiros usaram o espaço para mandar recados para o presidente, aproveitando para reiterar a Lula a importância da reunião de Copenhague.
O Greenpeace espera da Conferência do Clima, que começa em cinco dias, cortes significativos nas emissões de gases causadores do aquecimento global pelos países ricos e fundos para salvar as florestas e para ajudar países em desenvolvimento.
Encontrou algum erro? Entre em contato