Furacão Dora leva chuva à costa mexicana do Pacífico

Um furacão chamado Dora formou-se na terça-feira no oceano Pacífico, causando fortes chuvas no sul do México e na América Central, mas sem atingir diretamente o continente.

REUTERS

20 Julho 2011 | 09h13

Essa é a quarta tempestade a receber um nome na atual temporada de furacões no Pacífico. Ela causou ventos de 120 quilômetros por hora ao sul da localidade turística de Acapulco e da portuária Lázaro Cárdenas, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

O México não tem instalações petrolíferas importantes na costa do Pacífico, mas plantações de cana e café podem ser atingidas pela tempestade.

Na tarde de terça-feira, todos os portos mexicanos do Pacífico permaneciam em funcionamento, apesar dos alertas sobre ondas e correntezas.

Dora se desloca para o norte a 17 quilômetros por hora, e deve passar perto da ponta da península da Baixa Califórnia até sábado.

"Essa movimentação geral deve continuar nos próximos dias, com alguma diminuição na velocidade para frente", disse o Centro. "O epicentro do Dora deve se mover quase paralelo à costa do sudoeste do México nos próximos dias."

(Reportagem de Mica Rosenberg e Cyntia Barrera)

Mais conteúdo sobre:
CLIMAFURACAODORA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.