Furacão Darby ganha força no litoral oeste do México

A tempestade Darby ganhava força no litoral oeste do México, no oceano Pacífico, depois de se tornar nesta quinta-feira um furacão de categoria 1, embora não haja previsão de que chegue ao continente até a próxima semana, disse o Centro de Furacões dos Estados Unidos.

REUTERS

24 Junho 2010 | 21h30

O Darby, que se formou nas primeira horas de quarta-feira, registrava às 18h (horário de Brasília) ventos de 130 quilômetros por hora e estava 400 quilômetros a sudoeste do balneário de Puerto Escondido, muito visitado por turistas norte-americanos e europeus.

"É provável um fortalecimento adicional para amanhã", disse o Centro em comunicado, acrescentando que não foram emitidos alertas para a população no litoral mexicano.

No entanto, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) previu chuvas fortes a intensas, sobretudo no Estado de Oacaxa, onde está Puerto Escondido.

Os furacões no litoral mexicano no Pacífico normalmente afetam centros turísticos, mas não instalações petrolíferas, que estão em grande parte no Golfo do México.

No sul do país e na América Central, os furacões provocam chuvas torrenciais que, frequentemente, causam inundações e deslizamentos de terra.

(Reportagem de Anahí Rama e Miguel Angel Gutiérrez)

Mais conteúdo sobre:
CLIMA FURACAO DARBY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.