Furacão Bud ameaça costa do Pacífico no México, alerta NHC

O furacão Bud se formou fora da costa do Pacífico no México logo cedo nesta quinta-feira, e poderia ameaçar partes do sudoeste mexicano com fortes chuvas e inundações na sexta-feira, alertou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

REUTERS

24 Maio 2012 | 13h42

O primeiro furacão na costa do Pacífico nesta temporada, o Bud está localizado a cerca de 510 quilômetros a sudoeste do porto de Manzanillo, e está se movendo sentido norte-nordeste a cerca de 11 quilômetros por hora, informou o centro baseado em Miami nesta quinta-feira.

O Bud, um furacão de categoria 1, está produzindo ventos máximos sustentados de 150 quilômetros por hora e rajadas mais fortes, mas deve começar a enfraquecer até sexta-feira, disse o centro.

Um porta-voz do centro disse que o Bud pode não chegar em terra, mas ainda pode gerar ventos com força de furacão ao longo do sudoeste do México até a noite de sexta-feira. O furacão poderia inundar os Estados de Michoacán, Colima e Jalisco e Nayarit com chuva de até 15 centímetros, acrescentou o NHC.

O governo do México começou um alerta de furacão ao longo da costa de Punta San Telmo até Cabo Corrientes, disse o NHC.

O México não tem instalações petrolíferas na costa do Pacífico.

(Reportagem de Dave Graham)

Mais conteúdo sobre:
CLIMA FURACAOBUD MEXICO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.