Festival verde. Aqui e do outro lado do Atlântico

Planeta analisou o SWU Começa Com Você a partir do Glastonbury Festival, referência mundial de entretenimento verde

Manuel Cunha Pinto, Especial para O Estado de S. Paulo

27 Julho 2010 | 23h36

O Glastonbury Festival é uma referência, e não apenas no mundo da música. Ele acontece em uma fazenda a 200 km de Londres e, nos mais de 30 anos em que é realizado foi construindo a fama que o transformou no show "verde" mais famoso do planeta.

 

Tendo o Glastonbury como ideal, analisamos o SWU Começa Com Você, um festival de música que será realizado numa fazenda em Itu, a 70 quilômetros de São Paulo, de 9 e 11 de outubro – cuja proposta é justamente disseminar ideias de sustentabilidade entre seu público.

 

Uma das ações verdes do Glastonbury é o esforço para reduzir emissões de gás carbônico. Foi construído um reservatório de 1 milhão de litros para evitar o transporte de água e "economizadas" 3 mil toneladas de carbono. O local de tratamento do esgoto também foi alterado este ano: ficou 50 km mais próximo e evitou a produção de 10 mil toneladas de gás. A montagem das cercas foi feita no local, reduzindo as viagens de caminhão e gerando menos carbono.

 

O SWU terá um sistema de placas de captação de energia solar e turbinas de captação de energia eólica para garantir o abastecimento de energia. Também serão usadas lâmpadas de LED ou geradores a biodiesel. Outra iniciativa é o Zero Waste, bar onde só compra bebida (e com desconto) quem reutilizar sua caneca.

 

Mais informações: www.swu.com.br

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.