Faltam mudas para viabilizar campanhas

Projetos de reflorestamento já anunciados para os próximos cinco anos vão demandar 20 bilhões de mudas em todo o País. A estimativa é do Ministério da Agricultura. Coordenador de Sementes e Mudas da pasta, José Neumar Francelino reconhece que hoje não existe uma estrutura para que os projetos sejam atendidos. Porém, ele dizque a Embrapa prepara um diagnóstico e que o Sistema Nacional de Sementes e Mudas está “caminhando para organização".

Gabriel Moreira e Felipe Werneck,

28 Junho 2010 | 15h02

 

Segundo recente levantamento encomendado pelo governo do Rio,foi verificada no Estado uma capacidade instalada de produção de até 10 milhões de mudas por ano – isso na melhor das hipóteses.

Para o maior produtor do Rio, o engenheiro florestal Marcelo de Carvalho, muitos projetos “ficam só no marketing”. “Ninguém sabe nada. Ninguém audita nada. O que ganhamos com isso? Se uma empresa começa a mostrar que deu certo, outras vão no rastro. Mas é mais barato gastar R$ 200 milhões em publicidade do que R$ 1 bilhão em ações efetivas de recuperação. E o governo é omisso.”

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.