Estadão inicia série de reportagens sobre ações individuais que ajudam o meio ambiente

Primeira história contada é a do gerente comercial Hélio da Silva, que plantou 33 mil árvores e transformou um local abandonado no primeiro parque linear de São Paulo

Publicidade

Por João Prata
Atualização:
2 min de leitura

A história do gerente comercial Hélio da Silva, de 70 anos, abre a série semanal de reportagens sobre iniciativas individuais que ajudam o meio ambiente. O primeiro capítulo conta como seu Hélio conseguiu transformar uma área abandonada de São Paulo no primeiro parque linear da cidade.

Ao longo de 18 anos, ele plantou mais de 33 mil árvores nas margens do Rio Tiquatira, na Penha, zona leste da capital paulista. Sua meta é chegar a 50 mil. O local hoje recebe média de 700 pessoas por dia. Segundo seu Hélio houve uma valorização dos imóveis da região por causa do parque. A temperatura também ficou mais amena. Do meio da avenida para a parte central do parque há uma diferença de até 5ºC. As árvores trouxeram pássaros, o índice de criminalidade diminuiu e as pessoas começaram a praticar mais atividades físicas. 

Seu Hélio plantou mais de 33 mil árvores no local. Foto: Tiago Queiroz/ Estadão

O segundo capítulo contará a história de dois amigos que saíram pela cidade à procura de rios escondidos sob o concreto. Acompanhamos junto com eles o caminho de um riacho onde sua nascente só pode ser vista a partir do cano de um prédio. Ele segue pela cidade recebendo toda poluição das ruas e desemboca no Rio Pinheiros. Sem mais spoilers. O material completo, com vídeo, foto e texto sairá na semana que vem. 

E tem mais. Outras iniciativas individuais também aparecerão nesta série, como a de um pessoal que começou a criar em suas casas abelhas sem ferrão, um inseto fundamental para manter a biodiversidade dos biomas e também gerar uma renda com a produção de mel, própolis e cera. Tem também a trajetória de associações de produtores orgânicos, de vizinhos que se mobilizam para revitalizar praças e deixar o bairro mais verde. Enfim, a cada semana, a partir de hoje, uma história inspiradora relacionada ao meio ambiente.