Najara Araújo/Agência Câmara
Najara Araújo/Agência Câmara

‘Estadão’ faz seminário sobre retomada verde; evento começa nesta quinta-feira

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, participou de um dos painéis do primeiro dia, que discutiu como avançar em sustentabilidade

Redação, O Estado de S.Paulo

03 de setembro de 2020 | 05h00
Atualizado 03 de setembro de 2020 | 14h47

O seminário virtual promovido pelo Estadão sobre Retomada Verde começa nesta quinta-feira, 3, com quatro painéis. Autoridades, especialistas e representantes de diferentes setores da sociedade discutirão assuntos relacionados ao movimento global que surgiu durante a pandemia da covid-19 e propõe reconstruir a economia dos países de maneira mais sustentável (veja como se inscrever no seminário em https://bit.ly/2YPvH4c). 

O primeiro painel discutiu o que é preciso fazer para o Brasil passar de vilão internacional a potência sustentável. Moderado por Fernando Gabeira, articulista do Estadão, contou com a participação de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados; de Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; e do cientista Carlos Nobre, referência mundial em mudanças climáticas e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).

Na sequência, Mônica Ciarelli, chefe da sucursal do Estadão no Rio, moderou uma discussão sobre como aliar gestão, lucro e sustentabilidade. Participaram Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura; e Daniela da Costa-Bulthuis, gestora de portfólio da Robeco Asset Management.

As cidades no pós-pandemia e a discussão de como reduzir as desigualdades sociais e aumentar a qualidade de vida nas metrópoles brasileiras também estarão em pauta, a partir das 14h desta quinta-feira. Mauro Calliari, doutor em Urbanismo e blogueiro do Estadão, conversará com Roberta Kronka, professora da FAU-USP, Philip Yang, fundador do Urbem, e Ilan Cuperstein, vice-diretor regional da C40 para a América Latina

O primeiro dia do evento terminará com o painel Sustentabilidade em Casa: Por que essa discussão tem a ver com todos nós. Moderado por Rita Lisauskas, blogueira do Estadão e colunista da Rádio Eldorado, a conversa reunirá o ator Mateus Solano, a jovem ativista Paloma Costa Oliveira e a apresentadora e cineasta Marina Person, a partir das 15h.

Na sexta-feira, 4, o principal destaque é o painel, que começa 10h, sobre política nacional moderado pela colunista do Estadão Eliane Catanhêde com a presença de Hamilton Mourão, vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

O Estadão Retomada Verde faz parte da cobertura especial multiplataforma do Estadão, com reportagens especiais, podcasts, vídeos e conteúdos especiais para YouTube, Instagram, LinkedIn, TikTok, Twitter e Facebook.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.