Arquivo/AE
Arquivo/AE

Clima é maior preocupação de populações urbanas, diz pesquisa

Mais da metade dos entrevistados em São Paulo, Londres e Paris destacaram a mudança climática

Reuters

23 Abril 2010 | 09h04

Os moradores das grandes cidades do mundo citam a mudança climática como sendo a questão global mais premente, exceto os habitantes de metrópoles dos EUA, para os quais a economia é o maior problema, segundo pesquisa do banco HSBC.

 

Veja também:

linkSó Noruega e Japão estariam prontos para combater aquecimento

especialGlossário sobre o aquecimento global

especialRumo à economia do baixo carbono   

 

A mudança climática é a maior preocupação de cerca de dois terços dos moradores entrevistados em Hong Kong, e de mais da metade em Londres, Paris, São Paulo, Toronto, Vancouver e Sydney. Para os norte-americanos, a questão climática aparece em terceiro lugar, atrás da economia e do terrorismo.

 

"Quando você olha qual foi o impacto da recente crise global, os indivíduos dos EUA tiveram um maior porcentual das suas carteiras ou um maior porcentual da sua riqueza negativamente afetado", disse Andy Ireland, diretor de serviços bancários "premier" do HSBC. "Acho que pode haver uma correlação entre as duas coisas."

 

Os entrevistados nos EUA disseram ter sido mais afetados pela crise econômica, e 56% relataram uma queda patrimonial. Isso aconteceu com 55% em Paris, 45% em Londres e 19% em Hong Kong.

 

A pesquisa foi feita pela Internet entre os dias 17 de fevereiro e 1o de março, junto a pessoas com nível superior de educação, 25 a 64 anos de idade e pelo menos 100 mil dólares em patrimônio para investimentos. Foram entrevistados 2.044 cidadãos de Nova York, Washington, Chicago, Los Angeles, Toronto, Vancouver, Londres, Hong Kong, Paris, São Paulo e Sydney.

 

A margem de erro estatística não foi calculada, já que a amostra não é projetável para o restante da população.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.