Everett Kennedy Brown/EFE
Everett Kennedy Brown/EFE

Carro híbrido da Toyota lidera vendas anuais no Japão

Vendas do Prius, movido a gasolina e eletricidade, triplicaram em relação a 2008, atingindo 208.876 unidades

Efe

08 Janeiro 2010 | 14h19

O Prius da Toyota Motor tornou-se, em 2009, o primeiro híbrido a liderar as vendas anuais de veículos no Japão, incluindo os veículos pequenos, disse nesta sexta-feira a associação japonesa de distribuidores de automóveis. 

 

No ano passado, as vendas do híbrido mais popular da montadora japonesa Toyota, que tem um motor a gasolina e energia elétrica, triplicou em relação a 2008, atingindo 208.876 unidades. 

 

As vendas do Prius têm sido impulsionadas pelo programa de incentivos do governo para a compra de carros 'verdes' no Japão, além do seu preço razoável e de seu baixo consumo. 

 

Com ajudas financeiras e descontos, o Toyota Prius pode custar no Japão em torno de € 18.000 na faixa de base, bem abaixo do preço que tem na Europa. 

 

O motor híbrido combina o uso da gasolina e eletricidade, de forma que reduz o uso de combustíveis fósseis, e, por isso, é mais ecológicos do que os veículos atuais. Em 2009, foi colocada à venda no Japão a terceira geração de Prius, que, em dezembro, completou o sétimo mês consecutivo como líder de vendas no Japão. Outro híbrido que foi lançado no ano passado, o Honda Insight, é o oitavo classificado na lista dos melhores carros vendidos no Japão durante 2009. 

 

Em setembro, a Toyota Motor anunciou que tinha ultrapassado os dois milhões de veículos híbridos vendidos no mundo desde que lançou a primeira geração do Prius, em 1997. A empresa estabeleceu uma meta de vender um milhão de híbridos em 2010 e, em 2020, quer ter um híbrido para cada um dos seus modelos de produção.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.