Brasil tem maior número de espécies de jacarés

País também é o mais atrasado em legislação e comercialização da carne do animal

O Estado de S. Paulo

14 de setembro de 2010 | 12h40

O Brasil é o país com a maior diversidade de crocodilianos do mundo, com seis espécies, e também é o mais atrasado em legislação e comercialização da carne do jacaré.

 

O manejo dos animais e a comercialização da carne dos jacarés e dos crocodilos são algumas das discussões de especialistas que estão reunidos esta semana em Manaus, durante o 20.º Working Meeting of the Crocodile Specialist Group IUNC/SSC (Encontro do Grupo de Especialistas em Crocodilos).

 

No Brasil, há uma população estimada de 6 milhões de jacarés só na Amazônia e abate é realizado em escala pequena em Rondônia. O abate mais conhecido é feito no Pantanal.

 

O especialista em crocodilos da Flórida (EUA) Allan Woodward afirma que precisa haver cuidado do manejo do animal em relação à sua população. “Em parques onde há por exemplo 350 jacarés, só é permitido o abate de 10% e por aí vai, numa escala de 0 a 15%”, explica.

 

Na China, em censo realizado no ano passado, foi constatado que havia uma população na natureza de apenas 250 crocodilos. Em cativeiro eram 10 mil. O país, este ano, começou um projeto para aumentar a população de crocodilos na natureza.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.