BP instala nova tampa para conter vazamento nos próximos dias

A British Petroleum (BP) vai instalar dentro de dias uma pequena cúpula de contenção no seu poço do Golfo do México, disse um porta-voz da empresa nesta quinta-feira. Antes, a empresa previa instalar a peça na semana que vem.

CHRIS BALTIMORE E STEVE GORMAN, REUTERS

13 Maio 2010 | 20h00

"A instalação da 'cartola' será dentro de um par de dias," disse o assessor de imprensa Jon Pack. "Não temos uma data definida."

A empresa já havia tentado, com uma peça maior, estancar o vazamento de 800 mil litros diários de petróleo no poço que fica sob o local onde uma plataforma explodiu e naufragou em 20 de abril, matando 11 pessoas. A mancha de óleo resultante do acidente ameaça provocar graves danos ambientais e econômicos na costa sul dos Estados Unidos.

"Se deixarmos que esse óleo toque nos nossos manguezais, isso vai nos paralisar por uns cinco ou seis anos", disse Rodney Dufrene, 23 anos, dono de um barco de pesca de camarões e morador da localidade de Cut Off ("isolada"), na Louisiana.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica disse que o petróleo continua sendo espalhado pelo vento e pelas correntes, e que o vento sudeste desta semana deve empurrar a mancha na direção de Breton Sound e do delta do Mississippi.

A BP, cujas ações despencaram nas últimas semanas, reduzindo em 30 bilhões de dólares o seu valor de mercado, disse nesta quinta-feira que o acidente já lhe custou 450 milhões de dólares.

Os papéis da empresa fecharam com alta de 1,1 por cento em Londres, após semanas de fortes declínios.

O escrutínio global sobre a exploração petrolífera em alto mar deve crescer com a notícia de que outra plataforma, esta de gás, afundou na costa da Venezuela, sem deixar vítimas nem causar vazamento, segundo as autoridades.

(Reportagem adicional de Kelli Dugan, Tom Brown, Pascal Fletcher, Victoria Bryan e Anna Driver)

Mais conteúdo sobre:
AMBIENTE GOLFO VAZAMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.