Bolsão de água dentro de geleira ameaça vale francês

Um bolsão de água suficiente para encher 20 piscinas olímpicas, retido dentro de um glacial no monte Blanc, pode estourar a qualquer momento, provocando uma grave ameaça contra um vale dos Alpes franceses, disseram autoridades nesta quinta-feira.

REUTERS

29 Julho 2010 | 17h23

O Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês) disse que, se forem liberados, os 65 mil metros cúbicos de água descobertos dentro da geleira Tête-Rousse podem destruir tudo no seu caminho, inclusive aldeias vizinhas e quase 900 casas.

Uma catástrofe dessas já aconteceu na área em 1892, matando 200 pessoas.

A descoberta foi feita em meio a um monitoramento de rotina na geleira. "Não esperávamos encontrar esse bolsão de água", disse Christian Vincent, engenheiro geofísico do CNRS.

"Esta ocorrência é muito rara. A água nos glaciares normalmente é drenada naturalmente, por gotejamento. Neste caso, o glaciar aprisionou uma água muito fria, e ameaça explodir por causa da pressão. Ela agora parece uma panela de pressão", disse Vincent.

As autoridades disseram ter alertado 3.000 moradores, e o prefeito da vizinha Saint Gervais, Jean-Marc Peillex, explicou que entre meados de agosto e outubro serão perfurados drenos verticais a partir do alto da geleira para bombear a água retida.

(Reportagem de Catherine Lagrange)

Mais conteúdo sobre:
AMBIENTE ALPES DEGELO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.