Aviação civil fará parte de acordo de emissões de CO2 na Europa

Sob protesto das companhias aéreas,os parlamentares da União Européia aprovaram na terça-feira umacordo intergovernamental para que a partir de 2012 a aviaçãocivil entre no chamado Esquema de Comércio de Emissões da UE,voltado para o combate à mudança climática. A aviação gera 3 por cento de todas as emissões de dióxidode carbono nos 27 países da UE, mas ficou até agora fora do ECEpor temor de que o sistema afetasse a competitividade dascompanhias aéreas européias no mercado internacional. Mas, como o tráfego aéreo deve dobrar até 2020, a Europaestá disposta a adotar o princípio do "poluidor pagante" parareduzir as emissões de gases do efeito estufa. Por 640 a 30 votos, o Parlamento Europeu aprovou aobrigatoriedade de que as companhias aéreas reduzam suasemissões de CO2 em 3 por cento no primeiro ano e em 5 por centoa partir de 2013. Todas as companhias que voam de e para a UE -- inclusive asnão-européias -- estão sujeitas à regra, e inicialmente teriamde pagar por 15 por cento de suas permissões para a emissão degases do efeito estufa. A alemã Lufthansa qualificou a medida como "ecologicamentecontra-producente e economicamente nociva". A empresa, uma dasmaiores do setor na Europa, avalia que a nova lei vai distorcera competição e custar centenas de milhões de euros por ano. Já os ambientalistas acharam as medidas tímidas. "O acordofinal é tão fraco que terá pouco impacto sobre o crescimentoexponencial na poluição de CO2 por causa dos vôos", afirmouRichard Dyer, da entidade Friends of the Earth. A medida deve aumentar o preço das passagens aéreas,contrariando as estratégias de barateamento e massificação daaviação comercial, mas se ajustando à liderança global que a UEpretende assumir na mitigação do aquecimento global.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.