Nacho Doce/Reuters
Nacho Doce/Reuters

Animais recebem bênção no Dia de São Francisco de Assis

Programação de paróquia em São Paulo prevê 10 missas ao longo desta quinta-feira

Gheisa Lessa,

04 Outubro 2012 | 13h21

SÃO PAULO - O Dia de São Francisco de Assis, considerado o protetor dos animais, começou com movimentação intensa na Paróquia de São Francisco, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. Os fiéis cumpriram a tradição da data de levar os animais de estimação para acompanhar as missas e receber bênçãos. No ano passado a igreja recebeu mais de 6 mil religiosos acompanhados de bichinhos. A estimativa para este ano é de que o número aumente.

A programação prevê 10 missas ao longo desta quinta-feira. As cerimônias tiveram início às 7h e a última celebração está prevista para as 20h. A partir das 12h, começa a Missa Ecológica, momento em que é feita a bênção especial para os animais de estimação. Dois frades fazem a homenagem aos animais e plantas individualmente.

De acordo com o Frei Luiz Henrique Ferreira Aranha, bichos de todos os tipos já passaram pela igreja. "Cachorros, hamsters, cobras, aranhas. O pessoal pode trazer até plantas", conta o religioso.

Ele explica que São Francisco de Assis ficou marcado por uma vida de intenso louvor pela criação de Deus e por ter pregado a comunhão entre o homem e as criaturas da natureza.

"A ecologia é um assunto muito comentado nos dias atuais e a herança de São Francisco é que nós não devemos preservar a natureza para que ela seja consumida, mas que todos os seres vivos fazem parte de uma rede que é a existência", explica o Frei Aquino.

Em paralelo às celebrações religiosas, a Igreja de São Francisco recebe nesta quinta uma feira de adoção de animais, em parceria com uma entidade, que oferecerá cerca de dez cães.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.