Karina Ninni
Karina Ninni

Alta gastronomia cabocla

Ribeirinhos fazem curso com chef paulista na Reserva de Desenvolvimeto Sustentável Rio Negro (AM)

Karina Ninni, estadao.com

28 de março de 2011 | 16h16

Ribeirinhos de nove comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Alto Rio Negro fizeram um curso de culinária com o chef paulista Adalberto Vieira neste fim de semana na comunidade do Tumbira, a uma hora e meia de barco de Manaus (AM).

O chef incrementou os pratos que os comunitários já preparam, usando especiarias locais e apresentando aos ribeirinhos temperos que não conheciam.

"A ideia é melhorar o preparo do cardápio deles com o que há no local e dar algumas dicas para que recebam turistas sem susto. Um exemplo: eu os instruí para usar mais a chicória para temperar e deixar o coentro à parte, na mesa, pois é um tempero que tem uma rejeição grande porparte das pessoas do Sul do País", disse o chef.

A pousada, que foi erguida recentemente na comunidade, já recebeu um grupo piloto de cinco turistas de São Paulo. Os pratos foram degustados no domingo por 40 participantes do Fórum Mundial de Sustentabilidade. O evento, que terminou no sábado, teve a presença do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, do diretor de hollywood James Cameron e do presidente do grupo Virgin, Richard Branson.

O curso com o chef Adalberto Vieira foi oferecido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.