Acordo sobre clima está 'dentro do alcance', diz Ban Ki-moon

Chegar a um consenso para um acordo que forme as bases de um tratado sobre a mudança climática está "dentro do alcance", disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, nesta sexta-feira.

REUTERS

27 Novembro 2009 | 22h29

"Nosso objetivo comum é conseguir uma base firme para um tratado sobre a mudança climática o mais rápido possível em 2010", disse Ki-moon aos líderes do Commonwealth reunidos em Trinidad e Tobago, no Caribe.

"Cada semana traz novos compromissos e promessas, tanto de países industrializados como de economias emergentes e países em desenvolvimento", acrescentou.

"Um acordo está dentro do alcance", disse.

Mais de 190 países se reunirão na capital da Dinamarca entre os dias 7 e 18 de dezembro para negociar um novo acordo, que substituirá o Protocolo de Kyoto no combate à mudança climática.

Entre as principais divergências estão os objetivos de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e como levantar bilhões de dólares para ajudar os mais pobres a lidar com o impacto do aquecimento global.

(Reportagem de Pascal Fletcher)

Mais conteúdo sobre:
CLIMA ONU ACORDO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.