PUBLICIDADE

Era do consumo X sustentabilidade do planeta

De acordo com os dados do relatório ' Estado do Mundo', na última década, a humanidade aumentou seu consumo de bens e serviços em 28%.

Por Paulina Chamorro
Atualização:

Claudia Rago

PUBLICIDADE

Você sabia que um sexto da humanidade consome 78% de tudo que é produzido no mundo? 

É o que diz o resultado do relatório, "Estado do Mundo - 2010", uma das mais importantes publicações periódicas mundiais sobre sustentabilidade, com números atualizados e reflexões em relação as questões ambientais, produzido pela WWI - Worldwatch Institute. 

De acordo com os dados do relatório, na última década, a humanidade aumentou seu consumo de bens e serviços em 28%. Em 2008, foram comercializados no mundo, 68 milhões de veículos, 85 milhões de refrigeradores, 297 milhões de computadores e 1,2 bilhão de telefones celulares. Sabe o que significa isso? Que para produzir tantos bens, cada vez mais, os recursos naturais, são usados sem levar em conta os prejuízos ao meio ambiente.  

O relatório concluí que sem uma mudança cultural que valorize a sustentabilidade e não o consumismo, não haverá esforços governamentais ou avanços tecnológicos capazes de salvar a humanidade dos riscos ambientais e de mudanças climáticas.

Publicidade

Para quem se interessar em ler todo o relatório, acesse o site:www.worldwatch.org.br ou www.akatu.org.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.