Lucia Damico
17 de agosto de 2012 | 07h16
A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 17 e 19 de agosto, o ‘1º Festival Histórico e Cultural de Orquídeas’, promovido pelo Orquidário Paulista. Com o nome ‘Jardins Suspensos da Babilônia’, a exposição é realizada no Clube da Comunidade Lapa ‘Mauro Bezerra Pinheiro‘. A entrada é gratuita.
“Queremos explorar o lado histórico e cultural das Orquídeas”, diz Reinaldo Ilaci, proprietário do Orquidário Paulista. “Vamos oferecer cursos gratuitos sobre cultivo, manutenção e também sobre como diferenciar as espécies de plantas, para que cada um possa fazer seu próprio jardim. A ideia é ampliar a interação de expositores e público com as plantas, principalmente porque muitos têm o hábito de comprar flores apenas para decoração”.
O evento terá 10 quadros históricos, que narrarão lendas envolvendo flores, além da apresentação de curtas metragens sobre a reprodução da planta em casa e em laboratório. Segundo a organização, cada visitante levará cerca de 20 minutos para visitar todos os espaços históricos e culturais.
O dinheiro arrecadado com a venda das Orquídeas será repassado ao Clube e o Orquidário Paulista ainda cedeu 100 plantas para sorteio.
História – Criado há 10 anos, o Orquidário Paulista surgiu da necessidade de haver um espaço para colecionadores e interessados em Orquídeas, mas com uma linguagem simples e acessível, “fugindo dos termos técnicos e palavras difíceis”, lembra Reinaldo Ilaci. “Nossa prioridade é ensinar ao cliente como cuidar de suas orquídeas. Temos um trabalho privilegiado. É muito gratificante cuidar, regar, adubar, vê-las tão pequenas, acompanhar seu crescimento e, por fim, ter a recompensa de sua floração”.
O Orquidário Paulista fica na Rua Moxei, nº 173, na Lapa, zona oeste de São Paulo, e tem cerca de 10 mil Orquídeas.
SERVIÇO:
1º Festival Histórico e Cultural de Orquídeas
Data: 17, 18 e 19 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 19h
Endereço: Rua Eng. Aubertin, nº 377, esquina com a Avenida Ermano Marchetti – Lapa
Realização: Orquidário Paulista – – Entrada gratuita
Informações: 11 3611-1107
Curta Flores de Lulu no Facebook
Siga o @FloresdeLulu no Twitter
Mande críticas e sugestões para floresdelulu@gmail.com
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.