Orquidário de Santos reabre as portas após reformas

Após três anos de espera, a cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, pode voltar a apreciar um de seus principais pontos turísticos e também uma das maiores referências do município: o Orquidário Municipal.

PUBLICIDADE

Por Lucia Damico
Atualização:

O parque - inaugurado em 1945 para exposição do acervo de Julio Conceição, que reunia cerca de 90 mil orquídeas - foi reinaugurado no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com novos espaços, alamedas renovadas e infraestrutura muito melhor para receber visitantes, estudantes e pesquisadores. O local ganhou mais 2 mil m² e passa a ter 24.240 mil m².

PUBLICIDADE

Segundo a veterinária Lígia Cremonesi, coordenadora do Orquidário, o local abriga aproximadamente 450 animais e mais de 1.500 árvores e arbustos de diversas espécies, entre elas o ipê-roxo e o pau-brasil.

Uma das novidades é o mostruário de orquídeas. Este novo espaço tem cerca de 100 m², é muito arejado e abusa da luz natural. Uma cachoeira construída ao fundo deu um toque especial. De acordo com a bióloga Cecília Furegato, a maior parte das orquídeas que estão plantadas neste novo mostruário deve florescer em novembro.

No Centro de Zoologia, que já existia, agora funciona também um hospital veterinário, que ganhou novos equipamentos e tem oito espaços para tratamento dos animais - com UTI, dois ambulatórios, uma sala cirúrgica, duas para internação, além de farmácia, espaço para radiografias, uma ala de necropsia, maternidade e berçário.

O prédio administrativo é totalmente novo e terá um auditório onde serão ministrados cursos e palestras.

Publicidade

Visitei o Orquidário de Santos neste feriado e, apesar da chuva, comprovei que as mudanças merecem elogios. Um dos destaques é o jardim sensorial, onde você pode sentir aromas e texturas das mais variadas plantas. Também chamou a atenção o terrário, local especialmente construído para um jacaré, que repousava tranquilamente.

Conheci também uma família de micos-estrela, atobás, gatos do mato, veados, além das cutias e dos pavões, que andam livremente por todo o parque. O xodó da coordenadora é Ringo, um macaco-aranha que mora no Orquidário de Santos desde 1977.

Até este domingo, dia 8 de junho, a entrada é de graça. O parque não abre às segundas-feiras. A partir de terça-feira, dia 12 de junho, a entrada custa R$ 1 e fica assim até o dia 1º de julho. A partir de 3 de julho, o ingresso vai custar R$ 5. Estudantes vão pagar meia-entrada. Crianças até 12 anos e adultos com mais de 60 não precisam pagar.

Curta Flores de Lulu no FacebookSiga o @FloresdeLulu no TwitterMande críticas e sugestões para floresdelulu@gmail.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.