PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Reflexões ambientais

Trump pode muito. Mas não pode tudo

Por Dener Giovanini
Atualização:

 

PUBLICIDADE

A vitória de Donald Trump fez o mundo acordar assustado. Uma onda de medo e insegurança percorreu todos os continentes, desequilibrando o mercado de capitais e levanto milhões de pessoas a questionar o futuro do planeta. Foi um tsunami de terror. Num primeiro momento, as previsões catastróficas ganharam fôlego e, logo após a confirmação da "surpreendente" e esmagadora vitória de Trump, o mundo amanheceu anestesiado.

Mas a eleição do homem mais poderoso do mundo pode mesmo levar o caos às nações?

A resposta para essa pergunta exige uma análise racional. A começar pelo questionamento do que significa ser o homem mais poderoso do mundo. É certo que Trump irá controlar o maior e o mais poderoso exército do planeta, porém, Trump governará sob o manto da maior democracia do mundo. Cabe também questionar os limites do poder. Trump não representará uma ameaça maior do que, por exemplo, o ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-um. Trump governará um país próspero e influente. O norte-coreano governa um país que já não tem mais nada a perder. Trump depende de uma série de arranjos - que só a democracia permite - para tomar suas decisões. Kim Jong-um, sozinho, pode levar o mundo às trevas apenas porque acordou de mal humor. Até Putin tem mais poder que Trump, se considerarmos a variável da autonomia de decisão. O mundo não se tornou mais perigoso por causa da eleição de Trump. Tornou-se, nesse momento, mais instável e obscuro.

Portanto, o fim do mundo não está mais próximo só por causa da eleição do Trump. O fim do mundo está sim, mais garantido, a longo prazo, caso o novo presidente americano realmente acredite em pelo menos 10% do que ele disse durante a sua campanha presidencial. Basta Trump cumprir a sua promessa de ignorar o Aquecimento Global (segundo ele, uma mentira dos Chineses para desacelerar o crescimento dos EUA) que ele colocará os ponteiros do relógio do fim dos tempos mais próximo da meia noite.

Publicidade

Os primeiros cem dias do governo Trump será crucial para entendermos a cabeça do Donald. O mundo, com certeza, acompanhará com suspense e angústia cada palavra, gesto e decisão do novo inquilino da Casa Branca.

Oremos!

 Foto: Eric Thayer/The New York Times
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.