Foto do(a) blog

Reflexões ambientais

Tráfico de animais: desafios e desabafos

PUBLICIDADE

Por Dener Giovanini
Atualização:

Durante dezoito anos tenho convivido, diariamente, com o desafio de tentar encontrar soluções efetivas para contribuir com a erradicação do comércio ilegal de animais silvestres em nosso país. Não tem sido uma tarefa fácil. E não é fácil porque não existe uma solução única. Não existe uma palavra-passe ou o toque da varinha de condão. Combater o tráfico de animais é um exercício similar ao de montar uma quebra-cabeças onde não se tem, previamente, a imagem nele contida. É um mosaico que muda o tempo todo.

PUBLICIDADE

Todas as atividades ilícitas possuem padrões comuns. Assim como no tráfico de drogas, ou na pirataria de produtos, existe uma permanente demanda. Existe uma legislação que nem sempre é adequada e existe uma fiscalização insuficiente. Assim como a política de combate às drogas não deu certo até hoje, as ações de combate ao tráfico de animais também não têm surtido efeito, o que nos leva a imperiosa necessidade de refletirmos sobre as nossas estratégias, ações e, principalmente, sobre as propostas que fazemos.

A manutenção legal de animais silvestres em cativeiro, principalmente de passeriformes, tem contribuído efetivamente para estancar o comércio ilegal? Essa é uma das muitas perguntas que, anteriormente, já tive pronta resposta. Hoje já não me arriscaria a responder sem pensar detida e meticulosamente. Também não posso afirmar prontamente que o banimento total dessa atividade, que hoje é autorizada pelo Estado, seria a melhor decisão a ser tomada. Hoje existem milhares, talvez milhões de pássaros cativos nos lares brasileiros. Encontrar uma outra destinação para eles seria uma tarefa impossível, portanto, o mais adequado é deixá-los onde estão. Porém, isso não nos exime de buscar um novo marco legal, uma nova forma de propor uma efetiva conservação dos recursos naturais brasileiros, particularmente, para a fauna silvestre.

A única certeza nesse quebra-cabeça é que os resultados são pífios em todos os sentidos. Continuamos a perder biodiversidade num ritmo alarmante e nenhuma ação, governamental ou social tem sido forte o suficiente para mudar esse cenário.

Refletir e analisar criticamente as ações humanas, principalmente as nossas próprias, não é uma tarefa fácil. Exige, acima de tudo, humildade e desprendimento. Admitir erros e repensar atitudes que, à primeira vista, lhe pareciam acertadas é um processo incômodo ao ser humano. Incômodo, mas extremamente necessário para encontrarmos o caminho da verdade e do acerto. Muitas vezes somos levados ao confronto, deixando de lado a defesa das nossas ideias e sendo obrigados a nos defender das pessoas que discordam delas. Num mundo cada vez mais virtualizado e, forçosamente, desumanizado, o diálogo perde cada vez mais espaço.

Publicidade

Vou na contramão. Vou buscar o diálogo com quem de mim discorda. E o farei com a certeza de que a verdade não é única e nem pertence a ninguém. E a verdade nesse caso é, sempre foi e será, a fauna silvestre poupada dos erros humanos.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.