PUBLICIDADE

Poucas brasileiras no DJSI

Saiu hoje a revisão da carteira de ações do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), o índice de sustentabilidade da bolsa de valores de Nova York. A nova carteira vale para os anos de 2009/2010 e reúne sete empresas brasileiras: Aracruz, Bradesco, Cemig, Itaú-Unibanco, Itaúsa, Petrobrás e Redecard - única novata no pedaço, e que também faz parte do conglomerado Itaú.

Por Rodrigo Martins
Atualização:

A carteira anterior tinha oito brasileiras, e desta vez saíram Usiminas e VCP. A "surpresa" foi a permanência da Petrobrás. A exclusão da estatal era cogitada após a perrenga envolvendo a não-redução do enxofre do diesel, conforme obrigava a legislação, que culminou em sua eliminação do ISE - Índice de Sustentabilidade Émpresarial - da Bovespa, como contamos aqui. Pelo visto o santo da petroleira é dos fortes.

Confusões à parte, o fato é que poucas empresas brasileiras conseguem figurar no DJSI, o índice que inspirou outras bolsas a criarem carteiras baseadas no desempenho de sustentabilidade das companhias. E muitas das que estão, permanecem por anos a fio, caso da Cemig e do Itáu Unibanco. Será que nossas empresas de capital aberto não estão fazendo a lição de casa corretamente para figurar na lista? Ou os critérios de rentabilidade dos papéis estão acima dos aspectos de governança e sustentabilidade?

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.