Foto do(a) blog

Porque nosso planeta é um só

Área de desafio proposto por Bolsonaro a líderes europeus teve desmatamento

Trecho entre Boa Vista e Manaus, que Bolsonaro disse que estaria intacto e recomendou que fosse sobrevoado pelo francês Emmanuel Macron e pela alemã Angela Merkel, perdeu 213 km² de floresta só neste ano

PUBLICIDADE

Por Giovana Girardi
Atualização:

Pontos vermelhos mostram os locais onde houve desmatamento nos primeiros seis meses deste ano. Crédito: Mapbiomas Foto: Estadão

O presidente Jair Bolsonaro voltou a sugerir nesta sexta-feira, 19, que líderes europeus façam um voo entre Boa Vista e Manaus para verem que não existe, de acordo com ele, um problema de desmatamento no Brasil. No começo do mês ele já tinha dito a deputados que tinha lançado o desafio à primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e ao presidente francês, Emmanuel Macron, no G-20, em Osaka, Japão, no final de junho, depois que os dois se mostraram preocupados com a proteção da Amazônia.

PUBLICIDADE

"Se eles (Merkel e Macron) encontrarem 1 km² de desmatamento entre Boa Vista e Manaus concordaria com eles na questão ambiental", disse, sobre as críticas que recebeu. Na sexta, durante café-da-manhã com jornalistas estrangeiros, ao ser questionado sobre dados do Inpe que mostram que a taxa de desmatamento está subindo nos últimos dois meses, ele voltou a fazer o desafio e ainda desacreditou os dados do Inpe.

A equipe do Mapbiomas - rede que envolve universidades, empresas de tecnologia e ONGs na análise de imagens de satélite e na produção de mapas sobre a cobertura e o uso da terra do Brasil - aceitou o desafio e fez um voo virtual sobre o trajeto.

O cruzamento de vários dados como os do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Censipam - monitoramento feito pelo Ministério da Defesa, mostrou que entre janeiro e junho deste ano houve um desmatamento de 213 km² na região. A análise foi feita por pesquisadores liderados pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo.

"Um sobrevoo de Boa Vista a Manaus com o Google Earth mostra todos os desmatamentos que ocorreram no governo Bolsonaro. E foi bem mais do que apenas 1 km²", disse Azevedo, que passou o levantamento ao Estado. O mapa com os pontos de 2,3 mil alertas do período pode ser visto no link abaixo. O Planalto não quis se manifestar.

Publicidade

A região, inclusive, vem sendo alvo de ações da Polícia Federal para desarticular um esquema de exploração ilegal de madeira. A operação Florestas de Papel, deflagrada no ultimo dia 12, teve como alvo 22 madeireiras que teriam regularizado, mediante fraude, 91 mil metros cúbicos de madeira, o equivalente a 120 mil toras, que carregariam 8 mil caminhões. As ações aconteceram em Roraima, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão e Pará.

Entrave

A questão ambiental pode vir a ser um entrave no acordo econômico entre Mercosul e União Europeia fechado no final de junho. O tratado incluiu uma cláusula de "princípio da precaução", que poderia ser usada para levantar barreiras em caso de dano ao ambiente, mesmo sem comprovação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.