Foto do(a) blog

Consumo consciente, vegetarianismo e sustentabilidade

A relação entre dieta vegetariana e saúde

PUBLICIDADE

Por Alessandra Luglio
Atualização:

Nós já discutimos aqui os fatores que fazem a dieta vegetariana ser a melhor opção para a saúde do nosso planeta e hoje vamos discutir por que ela também pode ser uma ótima opção para a promoção da nossa saúde.

PUBLICIDADE

A atuação da dieta vegetariana se dá em 2 frentes diferentes que se complementam: ao mesmo tempo que ela fornece substâncias que combatem estímulos nocivos que podem promover algumas doenças, ela também nos oferece substâncias que são consideradas protetoras e promotoras da saúde.

Uma dieta rica em alimentos de origem vegetal é uma dieta rica em micronutrientes, fitoquímicos, compostos bioativos, fibras, entre outras substâncias que são capazes de eliminar os radicais livres, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar no controle das taxas de colesterol e ainda converter substâncias cancerígenas em sua forma inativa.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Os alimentos vegetais fornecem uma imensa gama de fatores de proteção que vão muito além das fibras, vitaminas e minerais. Os produtos animais, por outro lado, contêm substâncias que são capazes de promover o câncer. Quanto mais rica em vegetais e mais pobre em produtos animais for a dieta, mais próximos estaremos da prevenção do câncer. Uma dieta vegana, balanceada para garantir a boa nutrição, e rica em variedade e cores para garantir a proteção, é a tradução de uma dieta poderosa na prevenção do câncer.

COLABORAÇÃO: Dra Vânia Assaly - CRM: 58.002

Publicidade

Endocrinologista e Nutróloga formada pela Universidade Estadual Paulista e especializada pela Universidade de São Paulo e pela Associação Brasileira de Nutrologia.

Fundadora e Diretora do Instituto de Prevenção Personalizada e P4B, São Paulo.

http://prevencaopersonalizada.com

@p4b_health

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.