Tempestade Ophelia avança rumo ao Caribe

A tempestade tropical Ophelia avança na quarta-feira rumo ao mar do Caribe depois de ganhar força durante a noite, mas meteorologistas dos EUA dizem que ela não deve chegar a se tornar um furacão.

REUTERS

21 Setembro 2011 | 20h26

O Centro Nacional de Furacões (CNF) dos EUA disse que Ophelia - 15a tempestade a receber um nome na atual temporada - se formou na noite de terça-feira, a meio caminho entre a África e as Pequenas Antilhas, que são parte do Caribe.

Ela pouco ameaça a costa dos EUA e os interesses energéticos norte-americanos no golfo do México.

James Franklin, chefe do setor de furacões do CNF, com sede em Miami, disse que é cedo para prever com exatidão o trajeto da tempestade pelo Caribe, mas que provavelmente ela passará até o fim de semana ao norte das Pequenas Antilhas, e até segunda-feira ao norte de Porto Rico.

O sistema já causa chuvas e ventos fortes. No boletim das 18h (horário de Brasília), o centro da tempestade estava 1.875 quilômetros a leste das ilhas Sotavento, com ventos regulares de 95 quilômetros por hora.

Há pouca mudança na sua força prevista para os próximos dois dias, e é possível que Ophelia já tenha atingido seu auge em termos de intensidade.

Mais conteúdo sobre:
CLIMA TEMPESTADE OPHELIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.